PERSONA | Instalação de Fabrizio Crisafulli

Coimbra, Jardim Botânico - 29 e 30 de Junho 2007, 22:30h
Coimbra, Botanical Garden, June 29th and 30th 2007, 10:30pm

O Projecto Videolab orgulha-se de contar com a presença de Fabrizio Crisafulli nos próximos dias 29 (sexta-feira) e 30 (Sábado) de Junho, para apresentar o seu novo trabalho, "Persona". Esta instalação vídeo/luz será exibida no interior do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.



PERSONA
Instalação de Fabrizio Crisafulli

Videolab Project 2007

Persona é a designação de uma vídeo-instalação inspirada pelo jardim Botânico de Coimbra, pelos seus espaços e ambiências, e solidamente enraizada nas características especificas do local.
A instalação consiste numa viagem nocturna ao jardim. Algumas luzes e “acções” electrónicas integram-se com a paisagem. Imagens e “pessoas” (não personagens, mas algo parecido com pessoas não identificadas) parecem como que geradas pelo próprio local. De alguma forma, são ‘deuses’ contemporâneos, suspensos entre o mito e a fantasia actual. Os movimentos, o comportamento irónico, a luz e os gestos enigmáticos – em relação com as luzes e com o local no qual são geradas – dão origem a um outro mundo de referências e memórias que conduzem os pensamentos a um nível ontológico.

O seu autor, Fabrizio Crisafulli, é encenador e artista visual sediado em Roma, responsável pelo Il Pudore Bene in Vista, uma das mais interessantes companhias teatrais italianas. O campo de actuação de Crisafulli está a meio caminho entre o teatro, a dança e as artes visuais, interessando-se o artista pela pesquisa de um tipo especial de dramaturgia, orientado de acordo com a imagem e o som, o tempo e o movimento. As suas instalações (bem como muito dos trabalhos que desenvolve no âmbito do teatro) são frequentemente orientadas de acordo com a especificidade dos locais propriamente ditos, abordando o tema do local começando pelo local em si mesmo, ou seja, pela sua identidade – com uma abordagem, em simultâneo, meditativa e visionária; com a procura de novas formas de pertença no âmbito da sociedade contemporânea.

O processo do projecto Theatre of Places (Teatro dos Locais) inicia-se com a assunção de que um dado local não é somente o palco para um trabalho artístico mas também uma parte integrante da experiência artística na sua totalidade. De acordo com a concepção de Crisafulli, o local deverá ser visto como uma parte estrutural desse trabalho, assim como uma forma de dar forma aos restantes elementos que o compõem, tais como movimento, ritmo, luz e som (por vezes, o som do próprio local torna-se parte integrante da instalação). Este processo reconhece nos locais a existência de memórias, histórias e ligações com as vidas das pessoas, bem como de uma matéria-prima da qual se deverá fazer uso. Neste sentido, o trabalho artístico esforça-se não apenas por revelar esta identidade colectiva, constituindo-se, assim, como o despoletar da recordação de que se está vivendo num local com história, mas também por nos informar sobre o passado e por nos levar a pensar mais claramente sobre o presente.
-

No comments: