Transnatura Videolab | 15 e 16 Junho

Local: Jardim Botânico - Coimbra (Botanical Garden - Coimbra) / 21H30 (9:30pm)



15 de JUNHO - (Sexta-feira) / (June 15)

"IMAGEM-PENSAMENTO"

"Foucault par lui-même" de Philippe Calderon e François Ewald apresentação por António Fernando Cascais
Philippe Calderon e François Ewald cruzam imagens de arquivo de programas de televisão e gravações de seminários com a leitura de textos do filósofo para nos revelar a experiência do pensamento de Michel Foucault.

António Fernando Cascais é Professor auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é investigador no CECL. Dirige o projecto de investigação "Modelos e Práticas da Comunicação da Ciência em Portugal", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É autor de inúmeros artigos científicos, publicados em Portugal e no estrangeiro. De sua autoria publicou, entre outros: Indisciplina a Teoria (edições Fenda), Fenda: cinco anos de solidão (edições Fenda), destacando-se também a organização e tradução de Foucault, a norma e o direito, de François Ewald e da própria obra de Michel Foucault "O que é um autor?", ambos pela editora Vega. Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, tem dois Mestrados, um em Bioética pela Universidade Complutense de Madrid e outro em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, precisamente sobre Michel Foucault, sob o título "Michel Foucault: de uma arqueologia do saber a uma vontade de verdade". Doutorou-se pela mesma Universidade em 2000, com a tese "Comunicação e Bioética. A mediação dos saberes na experimentação humana".

16 de JUNHO - (Sábado) /(June 16)
-


"IMAGEM-PENSAMENTO"


"Cremaster 3" de Matthew Barney apresentação por José A. Bragança de Miranda

José Bragança de Miranda é membro fundador e actual Presidente do CECL. Professor associado na Universidade Nova de Lisboa, no Departamento de Ciências da Comunicação, onde lecciona as cadeiras de Mutação dos Media, Teoria da Cultura e O corpo e o espaço nas artes contemporâneas, sendo também coordenador do Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias. É assessor científico do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona. Doutorou-se em 1991 na Universidade Nova de Lisboa e prestou provas de agregação na mesma instituição em 2000, na disciplina de Teoria da Cultura. Dirige o projecto de investigação "Tendências da Cultura das Redes em Portugal", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É vice-presidente da Sopcom, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

No comments: