“FONLAD - 10 ANOS”
Evento internacional de performance e video-arte em Montemor-o-Velho
Sábado - 17 de Outubro

Para comemorar os seus 10 anos de existência, o festival FONLAD irá realizar no dia 17 de Outubro, em Montemor-o-Velho, um evento internacional de performance e video-arte.

Serão 10 intervenções artísticas sob forma de um percurso que por entre pedras e muralhas irão surpreender pelo contraste entre linguagens artísticas contemporâneas e a monumentalidade desta pacata vila histórica.

Este evento pretende por um lado ser mais um pretexto para (re)visitar Montemor-o-Velho ou seja cumpre o objectivo que desde há muito norteia a actividade da Cooperativa Teatro dos Castelos e do CITEC, parceiros locais deste projecto. Trazer novos públicos a esta vila através de propostas culturais inovadoras, mas alicerçadas no vasto e rico património edificado existente é algo que sempre ambicionamos.

Por outro lado para os artistas participantes é também um desafio aliciante apresentar os seus projectos artísticos de cariz marcadamente urbano num contexto muito diferente daquele onde habitualmente são apresentados e para os quais os mesmos projectos foram criados.

É este duplo desafio, aos criadores e ao público, que dá a esta iniciativa o seu carácter especial, já que é raro conseguir juntar num espaço com estas características tão diversificados projectos artísticos no domínio da performance e da video-arte. Tudo isto só é possível graças às cumplicidades criadas ao longo de 10 anos de existência do festival FONLAD e a pretexto da comemoração desta data.

Programa
11h00 Mercado Municipal – David Martinez (performance)
14h30 Escadas Rolantes – performance colectiva
15h30 Casa do Chá | Igreja, Castelo – Domix Garrido (performance)
16h15 Biblioteca Afonso Duarte – Maia Navas (vídeo)
17h00 Galeria Municipal | Praça da República – Andrés Montes (performance)
17h45 Igreja da Misericórdia | Anfiteatro – Maria do Mar (dança)
18h30 Teatro Esther de Carvalho – Eunice e Agendas Obscuras (performance)
22h00 Convento dos Anjos – António Azenha (performance) + Karl Ingar Røyes (vídeo) + Projecto 1668 (video)
22h30 Rua José Galvão nº 111 (frente ao Teatro Esther Carvalho) – Angella Conte (vídeo)

No comments: