B-SIDE



A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), em parceria com o colectivo Há Baixa e o apoio do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube (SE JACC), contribui para tornar mais especial o DIA DOS NAMORADOS e espalhar AMOR pelo Centro Histórico de Coimbra, através de um programa que inclui a possibilidade de dedicar uma serenata ou uma declamação de poesia a uma pessoa especial, ou registar um momento inesquecível no Altar do Amor, na Praça do Comércio, ao lado do romântico Elvis Presley.
Porque o Amor tem muitos rostos e formas possíveis, a Associação Videolab desafia ainda à descoberta da instalação “Amor – Lado B”, no dia 11 de Fevereiro, entre as 17h e as 22h.

 ANDRÉS CUARTAS (Colômbia)

FOUNTAIN, 2011
p/b, som, 0.47’

Apropriação pela vídeo arte da “fonte” de Marcel Duchamp. Trata-se de uma ação de cuspir como uma forma irónica de comunicar uma mensagem de amor ao outro usando a agressão. Realização: Andrés Cuartas. Intérpretes: Valentina Trujillo e Andrés Cuartas.












RED BIND (França)
(Gilivanka Kedzior e Barbara Friedman)

DOUBLE BIND #2, 2012
côr, som, 4:07 (loop)

300 metros de elástico vermelho. 2 mulheres. Uma ligação. Uma vídeo performance de 4:08 minutos. Uma alegoria sobre a força e a dor numa ligação. Um e Outro. Um e seu duplo. Numa posição ruim. Duas irmãs gêmeas, inexoravelmente fratricidas. A musica de Doppelganger Schubert. Um ser humano, e sua alma dupla. A identidade dissociada, dividida em duas metades para sobreviver, na frente do horror. A autoscopia do macabro e, no entanto, salutar. A “double bind”, que ordena o paradoxo. Obrigação e proibição no fio da navalha. Um fio vermelho que se torna obstáculo e termina num saco de ossos. A ambivalência de sentimentos que confidenciou Eros e Thanatos. Dois equilibristas nas garras entre a auto-preservação e auto-destruição. A visão do clímax.















DOUBLE BIND #3, 2012
côr, som, 4:07 (loop)

« I love your eyes, my darling friend, Their play, so passionate and bright’ning, When a sudden stare up you send, And like a heaven-blown lightning, It’d take in all from end to end. But there’s more that I admire : Your eyes when they’re downcast In bursts of love-inspired fire, And through the eyelash goes fast A somber, dull call of desire… » - Fiodor TIOUTTCHEV











Gilivanka Kedzior nasceu em Toulouse, França em 1976 e Barbara Friedman, em Conflans-Sainte-Honorine, França, em 1982. Vivem e trabalham em Toulouse, França.
Barbara Friedman é Mestre em Belas Artes pela Universidade de Toulouse-Le Mirail-França. Gilivanka Kedzior é Bacharel em História da Arte e Psicologia pela Universidade de Toulouse-Le Mirail-França. Trabalham com performance, vídeo, som e fotografia regularmente desde 2010.
Algumas exposições / eventos: Dimanche ROUGE # 8 Festival de Performances Experimentais, Paris, França, 2011; GFEST, Dreamspace Gallery, Londres, Reino Unido, 2011; 8 o Salão Internacional de Directors Lounge, Berlim, Alemanha, 2012; ACTIVA 2012 Festival Internacional de Vídeo Arte, Galeria TEXU, Oviedo, Espanha, 2012; TRANSVERSAL VIDEO, Toulouse, França, 2012.


B-SIDE, O LADO B DO AMOR
Vídeo Instalação
3 televisores, 3 leitores DVD

VArtistas: Red Bind (Fr) e Andrés Cuartas (Col)
Apoio: Festival Fonlad
Produção: Sérgio Gomes e José Vieira

No comments: