LAZZARO, Art Doesn't Sleep

 

Na sua 5ª edição, Lázzaro - Art Doesnt Sleep, conta com a participação de cerca de 30 artistas, será apresentado, em simultâneo, em 5 países; Novid Sad e Belgrado (Sérvia), Maastrich (Holanda), Stroudsbourg e Nova York (Estados Unidos), Coimbra (Portugal), Lima (Perú), Madrid (Espanha), Kolkata e Kohima (Índia), num total de 15 projeções em edifícios urbanos.

Lembraremos para sempre esses meses de confinamento forçado entre o vazio e o apelo à vida, entre a solidão e a hiperconexão generalizada. Nesse período, os artistas não pararam de produzir e olhar para dentro e para fora de si. Pediu-se a qualquer pessoa que, com um projetor - pessoas não necessariamente ligadas ao mundo da arte, associações, instituições públicas ou privadas - que colocássem os seus projetores fora das suas janelas, projetendo arte nas paredes dos edifícios em frente. O objetivo é divulgar a arte em benefício do bairro que permeiam espaços urbanos, públicos e privados, como ruas, praças, pátios, jardins, monumentos, forçados ao silêncio nos últimos meses. Por isso, os projecionistas não são apenas colaboradores essenciais para a realização do projeto, mas coautores responsáveis ​​pela ampla difusão da arte na cidade.

 O projeto nasceu de uma ideia de Laura Mega, artista visual italiana que trabalha entre Roma e Nova York, que envolveu Claudia Pecoraro, curadora e pesquisadora radicada em Roma, na realização conjunta da iniciativa. A iniciativa nasceu da escuridão do bloqueio e do desejo de quebrar as barreiras físicas e psicológicas de nossas casas, usando o computador como único meio disponível, tentando conectar pessoas em todas as latitudes, para confiar e mobilizar a cidadania, permitindo a qualquer "brincar" com o poder da arte fora do sistema da arte. LAZZARO - a_arte não dorme é um projeto comunitário, nascido de duas pessoas, mas que cresceu dramaticamente nos últimos dias. O projeto LAZZARO mostra a arte que não dorme, a arte que desperta, a arte que ressuscita, a arte que não tem medo de demonstrar medo. 


 

No comments: