FESTIVAL DE VÍDEO ESCOLAR I5

A Associação Videolab, numa parceria com as escolas secundárias Avelar Brotero, Quinta das Flores, José Falcão, AE Eugénio de Castro, AE Coimbra Oeste, AE Coimbra Sul, AE da Lousã e AE Zona Urbana da Figueira da Foz, com o apoio do Teatro Académico de Gil Vicente, Casa da Esquina, Centro Cultural Penedo da Saudade, Teatro Municipal da Lousã e Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, promoveram a realização do Festival de Vídeo Escolar i5, entre os dias 28 Abril e 26 de maio em vários espaços de Coimbra, Lousã e Figueira da Foz.

O Festival i-5, na sua terceira edição, pretende promover a produção e amostragem de curtas metragens realizadas por alunos, incentivando a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar; sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa; divulgar experiências que promovam a familiarização com as artes do vídeo, da animação e da videoinstalação; favorecendo o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais das artes visuais.

A sua programação, contempla uma mostra vídeo de trabalhos realizados por alunos, a nível nacional, promovida em parceria com o Plano Nacional de Cinema / Plano Nacional das Artes.

A corrente edição recebeu 72 filmes a concurso, envolvendo 20 turmas (cerca de 750 alunos) inscritos nas atividades programadas do festival, quer como espectadores, quer como produtores ativos.

Para além da referida sessão de filmes selecionados pelo júri do festival (este ano constituído por Sérgio Gomes da Associação Videolab, Gonçalo Barros da Fila K e Elsa Mendes, Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema), que decorreu no Teatro académico de Gil Vicente a 26 de Maio pelas 21h30, foram apresentadas sessões para o 3º Ciclo no CAE da Figueira da Foz (a 28 e 29 Abril, para as escolas do AEZUF e da Sec. Bernardino Machado), no Teatro Municipal da Lousã (para o AEL, a 29 Abril) e no TAGV (26 maio para as escolas dos AE Eugénio de Castro e Coimbra Sul).

Foram ainda realizadas duas exposições subordinadas ao tema do festival, “Multiculturalidades”, a primeira no TAGV, para alunos do secundário, na qual participaram 7 alunos da Quinta da Flores, 7 alunos da Brotero, 1 aluno do AE Coimbra Oeste (Esc. Sec. D. Duarte) e um aluno da esc. Sec. José Falcão. A exposição intitulada “Multicultural-Idades I” decorreu naquele teatro entre 28 Abril e 26 Maio. Foi ainda apresentada uma segunda parte daquela exposição, “Multicultural-Idade II”, no Centro Cultural Penedo da Saudade, entre 6 e 25 Maio, centrada exclusivamente nos alunos de artes da Brotero, na qual participaram 8 alunos.

A Casa da Esquina acolheu a exposição “Multiculturalidades”, entre 28 Abril e 9 Maio, na qual participaram 40 alunos do AE Eugénio de Castro.

O programa do festival incluiu ainda duas master class: a primeira com Tiago Cravidão, a 2 Maio, no auditório da ESAB, a segunda com António Ferreira, dia 8 maio, no auditório da EBSQF / Conservatório de Coimbra.

Para terminar, Associação Videolab produziu 5 de vídeo instalações com vídeo poemas de Camões realizados nas aulas de Multimédia pelos alunos  de artes da Escola Avelar Brotero, disponibilizados nos dias do festival na Biblioteca daquela escola.


 

No comments: