Transnatura Videolab 2007 / 01 e 02 Junho


Violin Phase - Thierry de Mey

1 de JUNHO - 21H30 / (June 1 - 9:30pm)
Jardim Botânico - Coimbra /Botanical Garden - Coimbra

“IMAGEM CORPO” (“Image-Body”)

- “Corpo Material” (“Material Body”) / Curadoria: Simona Donato
“Corpo Material” é uma reflexão que incidirá sobre a videodança. Podendo ser entendida como um diálogo entre a dança e o vídeo, a videodança dá origem a um tipo de obra na qual as duas linguagens se tornam indissociáveis. (“Material Body” is a reflection that will focus on videodance. In this case, the authors of the works are the actors who use the body as a material susceptible of expressing meanings and stories.)
-
(intro) “Bell” - Dietmar Krumrey (EUA)
O autor decide bater num sino até que alguém surja…
-
“The Cost of Living” - DV8 PHYSICAL THEATRE (Inglaterra)
O Verão finalmente chegou ao fim. Um clima de desolação assola a cidade. Eddie e David são performers de rua desiludidos… / Summer finally reached the end. A climate of desolation devastates the city. Eddie and David are street performers…
Concepção e direcção: Lloyd Newson
Performers: Jose Maria Alves, Gabriel Castillo, Robin Dingemans, Tom Hodgson, Eddie Kay, Tanja Liedtke, Eddie Nixon, Kareena Oates, Rowan Thorpe, David Toole, Vivien Wood

DV8 Physical Theatre (Inglaterra) - Criada em 1985, a DV8 é conhecida pela sua postura simultaneamente radical e acessível. Questiona a estética e os temas tradicionais da dança, apostando na clareza por forma a transmitir ideias e sentimentos ao maior número possível de pessoas. / Created in 1985, DV8 is known by his simultaneously radical and accessible posture. It questions the aesthetics and the traditional subjects of the dance.
-
“Violin Phase” - THIERRY DE MEY
A música desliza sobre o corpo como um arco por cima de um violino. Deslize cíclico inscrito num círculo de luz. / The music slides on the body like an arch over a violin. Cyclical lapse registered in a circle of light.
Realizador: Thierry de Mey
Coreografia: Anne Teresa De Keersmaeker
Dança: Anne Teresa De Keersmaeker
Música: Steve Reich
Anne Teresa de Keersmaeker (Bélgica) - É nas articulações inovadoras entre a música e a dança que a coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker fundamenta as suas coreografias. Na década de 80, com “Fase”, o minimalismo de Steve Reich é transposto para a dança. / It is in the innovatory articulations between the music and the dance that the Belgian coregrapher Anne Teresa de Keersmaeker substantiates her coreographies. In the 80s, with “ Phase “, the Steve Reich’s minimalism is transposed for the dance.
-
Numa linguagem derivada da língua gestual, um casal comunica toda a emoção do seu amor através de uma canção de Robert Nyel e Gaby Verlor, "C'était bien", interpretada por Bourvil. / A couple communicates all the emotion of their love through a song of Robert Nyel and Gaby Verlor, " C'était bien " interpreted by Bourvil.
Concepção, realização e coreografia: Philippe Decouflé
Produção: Oibo
Fotografia: Michel Amathieu
Música: Robert Nyel, Gaby Verlour
Com: Philippe Decouflé, Pascale Houbin, Annie Lacour
Philippe Decouflé (França) - Frequentemente descrito como um coreógrafo inclassificável, P. Decouflé define-se como um homem “eternamente insatisfeito”. / Phillipe Decouflé is frequently described as an unclassifiable coreographer.
-
"Solo" – WILLIAM FORSYTHE/ THOMAS LOVELL BALOGH
Performance que oferece a rara oportunidade de assistir a uma improvisação por parte do coreógrafo. / A performance that offers the rare opportunity to assist to an improvisation by the choreographer.

Realização: Thomas Lovell Balogh
William Forsythe (EUA) - Director do Ballet Frankfurt desde 1984, para o qual tem criado um diversificado reportório, faz uso da linguagem clássica para a desconstruir e manipular. / Director of the Frankfurt Ballet since 1984 for which he has been raising a diversified repertoire.

-

Curadoria: Simona Donato

Representante Videolab em Roma. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Roma "La Sapienza" (Itália), Mestre em Filosofia Contemporânea na Universidade de Coimbra (Portugal) e em "Danzaterapiay Counselling expresivo" na ASPIC de Roma. Bailarina de Ballet Clássico e Dança Contemporânea da "Accademia Nazionale di Danza" ("Dart y del IALS", Roma), é desde 2000 Professora de História e Filosofia no "Istituto Pontificio Pio IX" (Roma). Membro fundador da Associação Artística Internacional POST-OFFICE COWBOYS (P.o.C.), cuja finalidade é a criação de uma estrutura linguística, a partir de fundamentos filosóficos, que permita o encontro e a compreensão entre intelectuais e artistas de várias áreas e a criação de estruturas de produção que possibilitem a realização de projectos interdisciplinares de difusão internacional. Dentro deste âmbito, tem-se dedicado, em particular, à relação entre a linguagem vídeo, a dança e a filosofia. A partir de 2005 colabora com o coreógrafo Fabio Ciccalè na realização de obras de videodança.

2 de JUNHO - 21H30 / (June 2 - 9:30pm)
Jardim Botânico - Coimbra /Botanical Garden - Coimbra

"IMAGEM-PENSAMENTO"
.
Um retrato da filósofa Judith Butler, intelectual e destacada pensadora feminista americana, autora de livros como Problemática do Género e Corpos que Importam, inseridos na actual Teoria Queer.

Adriana Bebiano - Professora auxiliar da Faculdade de Letras, doutorada em literatura inglesa contemporânea. Membro da organização dos Encontros Internacionais de Poetas de Coimbra e coordenadora do programa de pós-graduação em Estudos Feministas que terá início em Setembro de 2007.
Áreas de investigação: romance histórico, identidades, estudos feministas, estudos irlandeses, representações de violência.

No comments: