Transnatura Videolab 2007 / 25 e 28 Maio



25 de Maio (Sexta-feira) / 21H30
Local: Anfiteatro do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra (junto ao Jardim Botânico).
-
"IMAGEM-PENSAMENTO"
"The Gospel According to Philip K. Dick" de Mark Steensland - apresentação por Jorge Rosa

Jorge Rosa é recentemente doutorado em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL, com a tese intitulada "Imagens da Técnica na Ficção Científica: A Obra de Philip K. Dick no Contexto Sociotécnico". Licenciado (1994) e mestre (1999) em Ciências da Comunicação na mesma instituição. Bolseiro de doutoramento da FCT entre 2002 e 2006. Lecciona actualmente na FCSH as disciplinas de «Sistémica e Modelos da Informação» (licenciatura) e «Modos da Ficção» (mestrado). É autor do prefácio da colectânea de ensaios de Philip K. Dick "O Andróide e o Humano".

"Primavera, Verão..." de Kim Ki Duk
.
28 de Maio (Segunda-feira) / 21H30
.
"CICLO DE VIDA NO CINEMA"– Centro de Psicopedagogia da UC
"Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera" de Kim Ki Duk - apresentação por José Ferreira-Alves (Universidade de Psicologia do Minho)

José Ferreira-Alves é doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho onde exerce funções de docência no departamento de Psicologia do Instituto de Educação e Psicologia. Tem-se dedicado à formação de professores desde 1987. Neste âmbito tem desenvolvido investigação acerca do desenvolvimento pessoal de professores. O seu interesse primordial tem sido compreender processos de desenvolvimento humano, especialmente do adulto, e operacionalizá-los com vista a constituírem-se como processos de educação de professores. Recentemente tem-se interessado também pela docência e investigação em gerontopsicologia.


"Ciclo de Vida no Cinema": Esta iniciativa pretende levar a cabo um ciclo de cinema que se estenderá por dois anos, inteiramente dedicado ao envelhecimento e à tematização das mudanças, dos desafios e das oportunidades que ocorrem ao longo do ciclo de vida a partir do fim da adolescência e até idades avançadas.
O Ciclo decorrerá no Jardim Botânico (sessão inaugural, 28 de Maio) e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, nos próximos dois anos, com sessões bimensais em Maio, Junho, Setembro e Outubro.
“Ciclo de vida no cinema” é uma iniciativa co-organizada pelo Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

--
Transnatura Videolab 2007
Organização: Paulo Bernaschina e Projecto Videolab

Ciclo Imagem-Pensamento
Curadoria do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa.

Ciclo de Vida no Cinema
Organização: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

No comments: