"Sophia" - Instalação Artística Interactiva



Pinhal do Rei - Mata de S. Pedro de Moel

28 de Junho de 2008 – Sábado – 10:00 - 23:00
29 de Junho de 2008 – Domingo – 09:00 – 18:00

Tenda temática
VideoArte: Imagens no Pinhal
Instalação de artística Interactiva concebida pelo projecto VideoLab, no qual crianças e seus pais accionam imagens em tempo real [3-5 anos].

“Sophia”

Olhar, sentir, conhecer, comunicar.

Com esta instalação artística interactiva, a criança irá descobrir um novo espaço e novas experiências que apelam para as sensações visuais, tácteis e auditivas, possibilitando-lhe a apreensão de mais informação, em duas situações distintas mas que se abraçam. Primeiro apreende o objecto – as fitas suspensas – através do olhar, conhece-o e reage através do tacto. Depois encontra a imagem. Este efeito acção-reacção influencia a criança, pois é nesta fase da infância que o ser humano está mais apto a assimilar as informações resultantes das sucessivas experiências vividas. Enquanto não domina a linguagem verbal, a criança pensa através da associação de imagens, símbolos ou sinais que ela própria cria. A imagem (vídeo) que ela encontra neste espaço irá possibilitar-lhe uma nova descoberta, no mundo da percepção e do imaginário. Através dela a criança encontrará também o prazer da palavra. Accionam-se os sentidos, apela-se à concentração e atenção, estimula-se a sua imaginação, a afectividade e curiosidade, próprias da sua idade, e que representam um papel importante para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade.
O objectivo primordial desta instalação é fornecer um instrumento para que a criança, individualmente ou em grupo, sinta o prazer da descoberta, apelando em particular aos sentidos da visão, tacto e audição, e possibilitando-lhe a apreensão de novas informações, resultantes de mais uma experiência vivida. Neste pequeno e novo espaço de criação artística interactiva a criança irá ainda conhecer uma menina, a “Sophia”, que é também o princípio da sabedoria, do conhecimento, do instinto e da comunhão com o belo, o mundo e a vida.

Carmo Almeida

--
Ficha Técnica:

”Sophia”

Produção: Projecto Videolab
Autoria: Carmo Almeida
Apoio técnico: Luís Breda
Actriz: Natália Cardoso
Imagem: Sérgio Gomes

No comments: