VIDEO MAPPING COIMBRA 2012



















Numa parceria entre a Associação IC Zero, o Projecto Videolab, o Círculo de Cultura Portuguesa e a SLCrew, apresenta-se em Coimbra, no Antigo Museu Militar – Convento de Santa Clara-a-Nova – a primeira sessão de vídeo mapping em Coimbra. Esta sessão é completada com uma Mostra Internacional de Vídeo Arte pelos Festivais Fonlad (Portugal) e Alterego (Equador).

Será no dia 22 de Junho de 2012, pelas 22H00.



O projecto “Video Mapping Coimbra 2012” é o primeiro evento do género realizado em Coimbra.

Apesar de o Mapping ser uma técnica de animação de estruturas rígidas que já existe há alguns anos, só recentemente sofreu um “boom” graças aos avanços do 3-D-projection mapping.
A abordagem mais comum consiste na sua utilização para fins publicitários ou para grandes eventos ao ar livre, como sejam passagens de ano e/ou outras comemorações. 
O Círculo de Cultura Portuguesa, o Videolab, Fonlad e a Sound, Light and Crew apresentam um espectáculo inspirado no conceito de “Video Projection Art”, afastando-se, neste evento, do espectáculo tradicional de Video Mapping.
A componente artística é a que mais nos interessa e este é o ponto de partida de uma reflexão que pretendemos integrar nos nossos próximos eventos de Arte Pública utilizando as estruturas urbanas.

Direcção Artística: Sérgio Gomes
Comissários Convidados: José Vieira,  Galo Téran Chico
Direcção Técnica: Vasco Silva
Design Gráfico e Multimédia: Filipe Augusto
Design Multimédia e Motion Design: João Henriques
Animação e Modelação 3D: Miguel Pessanha
Produção: Círculo Cultura Portuguesa, SLC - Sound, Light & Crew
Apoio: TdC Cooperativa de Cultura
Organização: Ass. IC Zero, Videolab, Círculo Cultura Portuguesa

O Festival on line de Artes Digitais – FONLAD – surgiu em 2005 tendo desenvolvido variadas actividades expositivas com o objectivo de promover e reflectir sobre as novas formas de arte digital contemporâneas. Tendo sido concebido como um projecto eminentemente virtual, com uma aceitação imediata pela comunidade artística na internet, cedo se percebeu que, em Portugal, devido à completa ignorância por parte do público destas novas formas de arte, era necessária uma intervenção mais clássica junto do mesmo. Foram assim promovidas exposições físicas complementando as mostras virtuais na internet, tendo envolvido cerca de 1200 artistas com destaque para alguns nomes de relevo mundial como Annie Abrahams, Agrícola de Cologne, Caterina Davinio ou Jody Zellen. Foram igualmente desenvolvidas várias parcerias com outros festivais congéneres, como o “Cologne Off” (Alemanha), o In-Out Festival (Polónia), Oslo Screen (Noruega), Magmart (Itália), Athens Vídeo Art Festival (Grécia), MIDEN (Grécia), MUV (Florença), Proyector (Madrid) entre outros.

O projecto confirmou nas últimas duas edições a apetência dos artistas contemporâneos pela vídeo arte, sendo portanto esta a área de intervenção mais significativa. Neste sentido, o projecto associa-se ao Videolab para desta forma reforçar a componente da vídeo arte, não só em termos curatoriais como em termos de programação e produção.

No comments: