DEC 06
Teatro Esther Carvalho, Montemor-o-Velho
 
A Cooperativa Teatro dos Castelos e o Projecto Videolab apresentam “À Porta Fechada”, um evento de performance, dança e vídeo arte, a apresentar a partir das 21h30 no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho
Neste evento apresentar-se-ão performances / dança de Essere Aria (com Des Nomades – Lynn Vargas da Costa Rica, Mario Gutiérrez Cru (Espanha) e Roman Giza (Polónia) e de Eunice Artur (Portugal). Em paralelo serão apresentadas 4 vídeo instalações produzidas pelo Projecto Videolab, na qual participam o próprio Videolab (Pt), Mark Hemmings (Cnd), Johanna Reich (De) e Amelia Winger-Bearskin (USA).

PROGRAMA

6 Dezembro Teatro Esther de Carvalho
21h30 Performance "Canibais e Reis" de Eunice Artur (Pt)
22h00 Video Instalações pelo projecto Videolab (Pt)
22h30 Dança “Impressão profunda de um corpo quando se mexe” por Essere Aria, com Lynn Vargas (CR), Mario Gutiérrez Cru (Es) e Roman Giza (Pl).


ESSERE ARIA
“Impressão profunda de um corpo quando se mexe”, performance / dança
Dança: Lynn Vargas
Audiovisuais Visuals: Mario Gutiérrez Cru
Música ao vivo: Roman Giza

Performance que explora as formas como um corpo em movimento impregna a sua essência sobre a matéria.

essere aria é um intento de voar, de ficar mais perto da lua.
Um projecto de experimentação e improvisação entre o corpo, os audiovisuais e o ar.
Projecto variado, heterodoxo, que convida outros artistas a intervirem.
Gostamos de que cada acção, evento, seja único e irrepetível. Às vezes apenas musical, outros com diapositivos, vídeo, luz, acções, dança...
Entre os artistas que colaboram no projecto destacam-se Mario Gutiérrez Cru (audiovisuais, design e coordenação), Thomas Kahrel (som), Des Nomades (dança), Ana Caetano (performance, dança), Pedro Augusto – Ghuna X (som), Fede Nogales (imagem e produção).
essere aria is an attempt to fly, to get closer to the moon.


Des Nomades (Lynn Vargas, Costa Rica. Vive em Lisboa. Lives in Lisbon)
Fez formação no Conservatório de Dança da Costa Rica e integrou o programa “Aspirantes da Universidad de Costa Rica” ( 2003- 2006) sob a direção de Rogelio López. Em 2009 terminou o curso de Dança Contemporânea na Universidade Nacional de Costa Rica. Integrou grupos de dança contemporânea como Ezza Danza, Las 3 Marías, Desterrados Danza, Compañía de Cámara Danza Una e trabalhou com coreógrafos como Cristina Gigirey, Jorge Oléa, Juan Cruz, Joshua Cienfuegos, Fernando Suels, Rogelio López, Jimmy Ortiz e Luis Piedra. Em 2010 fundou o grupo de investigação e intervenção DES NOMADES em França.
http://desnomades.wordpress.com/

Mario Gutiérrez Cru (Madrid, 1979. Vive em Lisboa Lives in Lisbon).
Licenciado em Belas Artes. É artista, curador e criativo. Trabalha em obras audiovisuais, instalações e interacção com espectadores desde há mais de 15 anos e a sua obra foi apresentada em festivais e exposições nacionais e internacionais.
www.mariogutierrez.com // www.youtube.com/mariogcru


EUNICE ARTUR
“Canibais e Reis”, performance / dança
Performance: Eunice Artur
Música ao vivo: Roman Giza

Canibais e Reis é uma performance desenvolvida para o Teatro Esther Carvalho sobre um estudo do movimento entre infinitas possibilidades da fronteira e a sua contaminação num espaço entre performer e espectador.
Eunice Artur (Caldas da Rainha, 1971).

Vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em Artes Plásticas pela Esad.CR. Actualmente encontra-se a frequentar o mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro. Tem participado em várias exposições colectivas e individuais. A sua pesquisa resulta na exploração dos limites, e na relação do corpo com o espaço, numa reflexão em confronto com o movimento e a matéria. Um estudo que passa pela fotografia, som, desenho, vídeo, escultura, instalação e a performance.


MARK HEMMINGS
“Geist”, Canada, 20o4
Vídeo Projecção, p/b, 2:00, loop

Este filme saiu de um desejo de repetir os velhos filmes mudos do início do século 20. Geist é, na verdade, uma animação, feito com uma câmera Nikon usando 1.500 fotografias. Após as fotografias, estas foram importado para Photoshop e tratadas individualmente e importados para o Final Cut e montados numa linha do tempo normal.
Elenco: Enchan Endo, Mackenzi Scott, Jean-Guy Chouinard.


JOHANNA REICH
“FRONT”, Alemanha, 2005
Vídeo Projecção, p/b, 1:56, loop

O soluçar da guerra numa perspectiva apresentada por Uma Jovem em Luta com a Câmara, contra o Espectador. Enquanto filma ervilhas que “dispara” contra a câmera, ouve-se o som de disparo de armas automáticas.


AMELIA WINGER-BEARSKIN
“State of Things”, Estados Unidos, 2006
Vídeo projecção, cor, 2:00, loop

Performance para vídeo. Apropriando-se de antigos atos de comédia e números vaudville, ransforma shit / fuck num gag comédia. A peça utiliza um artista que começa como um adulto que usa as palavras de forma provocativa e, em seguida, após as palavras derramarem o seu significado se transformarem unicamente em sons, o performer parece-se mais com uma criança que tenta falar, tornando-se a sua ruína, quando tenta assumir a identidade de uma mulher adulta.


VIDEOLAB
“Ficha 44”, Portugal, 2014
Vídeo projecção, cor, 2:00, loop

O Sr. Deolindo, no bemgaleiro, espera pelo público. Enquanto o espectáculo não começa conta-nos uma história que se passou à muito tempo...

FICHA TÉCNICA

Direcção: José Vieira e Sérgio Gomes
Apoio à produção: Deolindo Pessoa, José Cação, Jorge Valente
Organização: Teatro dos Castelos / Projecto Videolab
Parcerias: CITEC
http://www.fonlad.net/ . info@fonlad.net

No comments: